quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Meditação do dia: A ocupação da terra


Leitura diária:
Gênesis 10.1-32
Leitura da Bíblia em um ano: Êxodo, capítulos 29, 30 e 31

Agora que as águas se foram, Noé e seus filhos tinham um mundo novo para ocupar. Este capítulo 10 do livro de Gênesis oferece aos estudiosos da Antropologia um cenário imprescindível para a melhor compreensão do povoamento da terra pelo homem. Nesta relação de 70 descendentes de Noé (30 de Cão, 26 de Sem e 14 de Jafé), está exposta biblicamente a ocupação da terra pelo homem, com a formação de suas nações e raças. São cerca de 300 anos desde o dilúvio quando Sem gerou o seu primeiro filho, até Tera, o pai de Abrão, quando Deus vai tomar novamente o fio da História de maneira objetiva e direta, conduzindo a revelação que estava em andamento para a sua criatura por excelência. 
Os cientistas divergem e discutem muito sobre a formação dos povos, culturas, raças e a sua distribuição pelos quatro cantos da terra nos tempos da Antiguidade bíblica. A Bíblia não sendo um livro de ciência, apenas narra para nós o que o Senhor determinou em linhas gerais, cabendo então nesta narrativa e no espaço de tempo a que se refere uma série de interpretações da ciência para explicar o que na simplicidade divina está contido no texto: 

"Essas são as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, em suas nações; e delas foram disseminadas as nações na terra depois do dilúvio" (Gn 10.32). 

O que para nós, crentes hoje, deve ficar bem claro é que, se a ciência não aceita esta descrição simplista (a seu ver), não tem ela também como contradizêla, pois historicamente não existe qualquer outro tipo de registro humano deste tempo em que a trajetória do homem sobre a face da terra se deu (Jafé para o mundo além do mar; Cão para o norte de Canaã; Sem, o sul de Canaã). Para os que creem no dedo de Deus conduzindo a história, em todo esse tempo, de Sem a Abrão, passando por Arfaxade, Selá, Eber, Pelegue, Reú, Serugue, Naor, Tera, três séculos se passaram enquanto o Senhor apontava para Abrão e para a chamada que lhe iria fazer. Podemos dizer mesmo que, aos olhos do tempo de Deus, ele não somente apontava para Abrão, mas para Moisés (500 anos depois) e para o próprio Cristo, que viria muito tempo depois (1.500 anos). 

Oração para o dia: Senhor, que minhas indagações a respeito de fatos aparentemente inexplicáveis de tua criação sejam respondidas pela minha fé.


Fonte: JUERP - Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira.

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