terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Meditação do dia - O novo tempo que o Senhor oferece


Leitura diária: Gênesis 8.1-22
Leitura da Bíblia em um ano: Êxodo, capítulos 23, 24 e 25

Mais uma vez o Senhor oferece à sua criatura por excelência a oportunidade de uma nova chance:

– A primeira foi no jardim sem a presença do mal;
– A segunda, fora do jardim, em meio ao abatimento da queda;
– A terceira, agora, depois do dilúvio, sob o estímulo da salvação obtida.

Digamos que esta terceira, sob o ponto de vista humano, foi a chance mais completa. O homem agora, consciente e experiente, devia saber o que perdera com a expulsão do paraíso. Devia saber também que a destruição e a morte eram as consequências do mal e do pecado. Especialmente, devia saber que dependeria agora de seus passos o seu futuro de bênção ou de maldição.
É isto que a palavra de Deus nos sugere:

"Então falou Deus a Noé, dizendo:Sai da arca, tu, e juntamente contigo tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos" (Gn 8.15,16).

Diante de Noé e de seus filhos estava um novo mundo a ser ocupado. Dependeria deles a construção de uma égide de paz, de amor e de obediência a Deus. Digamos que o homem agora deveria ter amadurecido como pessoa, como ser pensante, racional e lógico. A fase da adolescência da humanidade passara para dar lugar à maturidade, ao pleno exercício do livre-arbítrio.

Ciente do que o Senhor desejara para ele com a lembrança do paraíso perdido; consciente de que o pecado levara seus pais à dor e ao sofrimento, com a lembrança do mundo que encontrara fora do paraíso; tendo passado agora pela experiência do fim reservado àqueles que praticavam o mal, com a lembrança do dilúvio; o homem tinha tudo agora para fazer frente à nova chance que o Senhor lhe dava. Era a hora de sair e começar tudo novo. O Senhor Deus mais uma vez limpara o passado e oferecia o recomeço ao homem.

Oração para o dia: Senhor, que eu possa ser digno das novas oportunidades que me ofereces para refazer os meus caminhos tantas vezes falhos.


Fonte: JUERP - Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário