sábado, 2 de fevereiro de 2013

Meditação do dia: Um povo em formação



Leitura diária: Gênesis 11.10-25
Leitura da Bíblia em um ano: Êxodo, capítulos 35, 36 e 37


Continuando o detalhamento do capítulo 10.22-31, este texto da leitura diária de hoje traz-nos mais claramente o delineamento de uma família em especial para ser a formadora do povo de Deus mais tarde. Não temos capacidade para entender por que isto aconteceu:

"Estas são as gerações de Sem.Tinha ele cem anos, quando gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio" (Gn 11.10).

Poderia ter sido a família de Cão, que deu origem aos cananitas que mais tarde vão ser opositores permanentes do povo de Deus, ou mesmo os filhos de Jafé que irão ocupar as ilhas (as terras em torno e além do Mediterrâneo). Mas, por motivos que desconhecemos, o Senhor vai trabalhar diretamente com os filhos de Sem, dando origem aos semitas que, começando em Abrão, passando depois por Moisés e Davi, sinalizam a vinda do Filho de Deus, Jesus Cristo, como o Salvador do povo que era seu.

Algumas indicações para esta escolha podemos retirar da narrativa bíblica. Infelizmente, Cão tornou-se maldito para receber esta bênção de ser a família escolhida, porque, transgredindo uma lei moral da época, viu a nudez do seu pai e, por isso, vai se tornar mais tarde, com os seus descendentes, o grande opositor do povo de Deus (Gn 9.20-29). Jafé, por sua vez, teria os seus filhos e domínios espalhados pela terra (seu nome quer dizer isto exatamente), não ficando geograficamente contido na terra-eixo da revelação divina, a Palestina. Sem, então, seria aquele que daria início à família de Deus, melhor dizendo, o povo de Deus, para quem o Senhor iria sinalizar algo diferente e especial a partir de Abraão.
 Os caminhos de Deus são desconhecidos por nós. Não podemos pensar em um favorecimento para Sem em detrimento de Cão e Jafé. O Senhor é justo. As razões que não vislumbramos para esta escolha, o Senhor as retirou do que viu e ouviu e, mais ainda, de sua presciência e vontade superior.

Oração para o dia: Senhor, que aqueles fatos que não posso entender pelos olhos da razão me sejam revelados pelos olhos da fé.


Fonte: JUERP - Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário