segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Meditação do dia: Um chamado sem igual


Leitura diária: Gênesis 12.1-9
Leitura da Bíblia em um ano: Êxodo, capítulos 38, 39 e 40

Poderíamos dizer que Abrão é um ser privilegiado: o primeiro a ser chamado em toda a trajetória do homem sobre a face da terra para exercer algum ministério específico. Implicitamente, Adão também o foi. Enoque, sem dúvida, também. De forma explícita, no entanto, só agora é que vamos ver o Senhor Deus destacando uma criatura sua para uma missão em especial.

A partir deste capítulo 12, a história bíblica vai particularizar a vida de homens e mulheres que escreveram a história da humanidade com seus exemplos, suas palavras, suas vidas. Abrão inicia a saga que será continuada por Isaque, depois Jacó, José, Moisés, Josué e todos os grandes personagens bíblicos que marcaram a Bíblia com as suas presenças ocupando páginas e mais páginas da história do povo de Deus que estaria se formando:

"Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei" (Gn 12.1).

Quando lemos este texto hoje, no início do terceiro milênio, não podemos sequer imaginar o desafio que estaria sendo feito àquele que passaria a ser chamado mais tarde de "o pai da fé". Hoje, mesmo quando viajamos ao estrangeiro, temos todas as coordenadas definidas: país, cidade, língua, fuso horário, tipo de povo e até a certeza de que encontraremos lá, onde quer que seja, a presença das empresas multinacionais que invadiram o nosso universo. Abrão, no entanto, está sendo chamado para "sair" em demanda ao desconhecido.

A terra "que eu te mostrarei" era o desafio dele. Ele não sabia onde ela ficava; ele não sabia quanto tempo levaria para chegar até ela; ele não sabia o que lá encontraria. Ele só sabia uma coisa: era lá que o Senhor o queria.

Será que hoje estamos dispostos a ouvir a voz do Senhor dizendo-nos: Saite? Será que temos, como Abrão, disposição para isso?

Oração para o dia: Senhor, que eu esteja sempre disposto a ouvir a tua voz ordenando-me o caminho a seguir.

Fonte:  JUERP - Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário