quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Em jogo emocionate, Fortaleza e Santa Cruz empatam por 3x3

Foto: Agência Estado
Por Gabriela Máxima

Fortaleza x Santa Cruz configura-se um dos maiores clássicos do Nordeste. Nesta quarta-feira (13), houve tudo no estádio Presidente Vargas. Pênalti perdido e outro não marcado, duas expulsões (uma de cada lado) e seis gols, três para cada clube. Não poderia ser mais emocionante para as equipes decidirem qual avançará às semifinais da Copa do Nordeste.

O empate de 3x3, de certa forma, foi bom para o Santa Cruz. No jogo de volta, no próximo domingo, no Arruda, o Tricolor do Arruda joga por uma simples vitória para garantir a classificação. Empates em 1x1 e 2x2 também garante o Santa Cruz na próxima fase, já que gol fora de casa é critério de desempate. Se o empate em 3x3 se repetir, a vaga será disputada nos pênaltis. O Fortaleza precisa vencer para avançar na competição. Ou caso aconteça os inusitados empates de quatro gols em diante. 

Com o resultado, o Santa Cruz possui a vantagem absoluta, pois ainda receberá o adversário com a casa cheia de torcedores ávidos pela vitória. No primeiro jogo, os atletas Esley, Assisinho e Marinho Donizete marcaram para o Fortaleza, enquanto Renatinho, Paulo César e Everton Sena descontaram para o Mais Querido.

O JOGO

O confronto entre Fortaleza e Santa Cruz tornou-se um clássico do Nordeste. Ambos os times estão na Série C do Campeonato Brasileiro e ano passado não conseguiram a classificação para a segunda divisão do futebol nacional. Além da situação semelhante, os times se enfrentaram em duas partidas polêmicas, colocando mais fogo no duelo nordestino.

No primeiro tempo, o Santa Cruz jogou melhor abriu a vantagem de 2x0. Aos 15 minutos, após cruzamento da esquerda, Renatinho aproveitou para abrir o placar. Cinco minutos depois, foi a vez de Paulo César, de cabeça, estufar as redes do adversário. O Santa Cruz tirou o pé do acelerador. Foi quando o Fortaleza aproveitou para diminuir o placar. Aos 25 minutos, Esley chutou fraco e Tiago Cardoso aceitou. 

Mesmo com o gol sofrido, o Santa Cruz teve a oportunidade de jogar um balde de água fria na reação do adversário. Aos 43 minutos, Danilo Santos foi derrubado na área. Pênalti. Marquinho cobrou mal e o goleiro do Fortaleza defendeu. Um minuto depois, o castigo: ao fazer falta dura, Tiago Costa recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

SEGUNDO TEMPO

Ambos os times voltaram para a etapa complementar com alterações. No Fortaleza, o técnico Vica investiu em mais ofensividade. Ele tirou o volante Esley para a entrada do atacante João Henrique. A mudança deu tão certo que, já aos três minutos, Assisinho recebe cruzamento e, de cabeça, arrematou o empate por 2x2 para o time da casa.

Pelo lado do Tricolor, Marcelo Martelotte substituiu o atacante Danilo Santos pelo zagueiro Everton Sena. A opção mostrou preocupação do técnico coral em montar um esquema defensivo eficiente mesmo com um jogador a menos - já que Tiago Costa foi expulso no final do primeiro tempo. 

No entanto a ausência de uma peça pesou e muito na estratégia tricolor. Motivado pelo placar e pela torcida, que não parava de gritar, o elenco cearense não cansou de pressionar a meta defendida por Tiago Cardoso. Para complicar ainda mais, o Fortaleza ganha características ofensivas com a substituição de André Luis no lugar do capitão Ronaldo Angelim.

Ate os 20 minutos, o grupo de Vica controlou o jogo na área adversária, pois os jogadores do Mais Querido se desestabilizaram com o empate e a perda de Tiago Costa. A Tônica dos corais era apenas se defender da melhor forma possível, para levar o empate para o jogo da volta, no Arruda, no próximo domingo (17).

Para o tricolor cearense, fazer o gol era questão de tempo. Com paciência o time da casa conseguiu o tento aos 26 minutos com finalização de Assisinho. A virada fez a torcida enlouquecer nas arquibancadas e impulsinar o Fortaleza rumo à goleada. O que ninguém esperava era a expulsão de Lucas, para o lado do Fortaleza. A saída do atleta igualou as peças dentro de campo e ajudou o técnico Martelotte reorganizar seu esquema.

Com isso, ele trocou Paulo César por Flávio Recife, como última opção para conseguir um empate fora de casa e levar a decisão para a próxima partida. E não é que Santa Cruz conseguiu o feito com chutão belíssimo de Everton Sena, aos 39 minutos do segundo tempo.

FICHA DO JOGO

FORTALEZA 3

João Carlos; Rafinha, Ronaldo Angelim (André Luis), Gabriel e Marinho Donizete; Esley (João Henrique), Lucas, Jackson e Jackson Caucaia; Assisinho e Júlio Madureira (Everton). Técnico: Vica.

SANTA CRUZ 3

Tiago Cardoso; Marquinho, César, Vágner e Tiago Costa; Anderson Pedra, Luciano Sorriso, Renatinho (Sandro Manoel) e Natan; Danilo Santos (Everton Sena) e Paulo César (Flávio Recife). Técnico: Marcelo Martelotte.

Copa do Nordeste. Local: estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Árbitro:Francisco Carlos do Nascimento. Auxiliares: Pedro Santos de Araújo e Esdras Mariano de Lima. Cartões Amarelos: Tiago Costa, Everton Sena (Santa Cruz); Esley e Lucas (Fortaleza). Cartão vermelho: Tiago Costa (Santa Cruz); Lucas (Fortaleza) Gols: Renatinho, Paulo César e Everton Sena (Santa Cruz); Esley, Assisinho e Marinho Donizete (Fortaleza).

Fonte: Blog do Torcedor

Nenhum comentário:

Postar um comentário