quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Meditação do dia: Uma lembrança de Deus



Leitura diária: Gênesis 9.1-29
Leitura da Bíblia em um ano: Êxodo, capítulos 26, 27 e 28

No momento em que o homem sai da arca, o Senhor estabelece para ele um novo desafio, melhor dizendo, um tríplice desafio:
 Primeiro, que se multiplicasse sobre a terra, na constituição de sua família. Segundo, que usasse com sabedoria os recursos naturais, animais e vegetais, que estava lhe propiciando para sua alimentação. Terceiro, que se preservasse da prática da violência contra o seu próximo, estigmatizada na palavra do Senhor, pela citação que faz da morte (de Abel, implicitamente) e por tudo de ruim que ela significou para a humanidade: inveja, malícia, crueldade, falta de amor, traição.
Como garantia a tal desafio, o Senhor firma um pacto com o homem:
"O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra" (Gn 9.13).
Interessante que o Senhor não menciona que Noé, ao olhar para o arco-íris, a partir desse instante, deveria sempre se lembrar do pacto firmado. É exatamente o contrário. O Senhor é que, ao ver o arco-íris, lembrar-se-ia do pacto que firmara. Por duas vezes ele o confirma. Nos versículos 15 e 16, o Senhor garante ao homem que sempre se lembrará do pacto que firmou: dilúvio não mais haverá e o homem, por gerações perpétuas, habitaria por sobre a terra, onde sol e lua, chuva e seca, terra e mar, dia e noite estariam presentes para todo o sempre.
Seria bom que nós fizéssemos o mesmo. Que, ao olhar para as coisas belas da natureza que nos cerca – o céu, o mar, as florestas, os rios – nos lembrássemos de que tudo isto nos foi ofertado pelo Senhor para nosso viver em ordem, paz e harmonia. Que, ao vermos o arco-íris das tardes chuvosas, nos lembremos de que Deus também o está olhando e preservando o nosso viver para honra e glória dele mesmo, desde a Antiguidade até os dias de hoje.

Oração para o dia: Senhor, que eu tenha sensibilidade para ver nas pequenas coisas da natureza a presença de teu cuidado sobre o meu viver.


Fonte: JUERP - Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário